A vereadora Thanandra Sarapatinhas quer criar um auxílio financeiro para ajudar no trabalho voluntário dos protetores de animais em Teresina. O Indicativo de Projeto de Lei foi apresentado na Câmara Municipal na terça-feira (07).

Vereadora Thanandra Sarapatinhas / Foto: AsCom

De acordo com a proposta, o auxílio denominado de “Programa Bolsa Protetor”, será destinado para aqueles protetores de animais abandonados ou em situação de vulnerabilidade no município de Teresina.

“É um auxílio que visa dar um pouco mais de qualidade para o trabalho dos protetores de animais da nossa cidade. Muitos deles dedicam a vida inteira, todo o seu tempo e economias para cuidar desses bichos e, indiretamente, prestam um serviço para a cidade. Eles cuidam, através de custos próprios e de doações, de uma problemática que deveria ser cuidada pelo poder público”, argumentou Thanandra Sarapatinhas.

PROCESSO SELETIVO

A proposta ainda determina que os beneficiários serão selecionados por meio de um processo seletivo, previsto para ser realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAN).

Após aprovado, o protetor de animais terá direito ao auxílio por 12 meses, podendo realizar a renovação após a data.

“Vai ter um edital, que vai ser divulgado quando tudo estiver certo, e os protetores que comprovarem que realmente atuam ajudando animais e que precisam dos recursos vão poder se inscrever e ganhar. Colocamos de uma forma que seja organizada para que seja justo com quem precisa mesmo”, acrescentou a vereadora.

INCREMENTO NA FISCALIZAÇÃO

Thanandra Sarapatinhas ainda pediu que a administração municipal crie uma Comissão Permanente dentro do Programa Bolsa Protetor, que será responsável para a fiscalização e acompanhamento da implementação dos recursos.

A Comissão será composta por diversos entes públicos, incluindo os próprios protetores, e terá poderes para aplicar sanções aos beneficiários que descumprirem as atribuições previstas no edital.

Dê sua opinião:

Tópicos