Promover atividades esportivas aliadas à cultura e educação como forma de desenvolver uma comunidade com mais cidadania. Esse é um dos pontos abarcados pela Fundação Quixote, que tem realizado ações de grande impacto social no Piauí. Uma delas, a Copa Rural de Futebol de Valença, conta com o apoio do deputado federal Fábio Abreu, que indicou emenda parlamentar de R$ 300 mil. 

O valor foi utilizado para a melhoria da infraestrutura do campo de futebol, aquisição de insumos como bolas, redes, uniformes, chuteiras e meiões, além de garantir os pagamentos de árbitros de partidas, produção de material gráfico contendo regulamentos, instalação de backdrops, locação de tendas, entre outras ações de organização.

O campeonato, com duração de seis meses, foi iniciado no dia 19 de fevereiro e está sendo realizado na Localidade Palmeirinha, zona rural de Valença do Piauí. Os jogos acontecem aos sábados e domingos, e tem final marcada para o dia 19 de julho. 20 equipes participam da competição, sendo 14 masculinas e 16 femininas.

Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, destacou a importância do investimento feito pelo deputado, ressaltando a forma como a iniciativa tem ajudado pelo menos 500 atletas, além de melhorar a vida de comunidades da região. “Investimentos como esse, em que o deputado Fábio Abreu destina recursos de emenda parlamentar para área do esporte, sobretudo para ações na zona rural, possibilitam uma verdadeira transformação social, pois possuem um grande impacto nas comunidades beneficiadas, gerando oportunidades de lazer, entretenimento, esporte e cultura aliados à educação. Pelo menos 500 atletas estão sendo beneficiados diretamente com o campeonato e o público tem comparecido massivamente em todos os finais de semana, o que também oportuniza a geração de emprego renda, além de uma forte integração e interação entre as 14 comunidades envolvidas”.

Para o deputado, compreender a relevância das práticas esportivas faz com que ele tenha um olhar sensível à área e reforça o esforço para conseguir investimentos que estimulem o desenvolvimento desse tipo de ação no estado. “É importante promover e investir no esporte, principalmente no interior do Piauí, onde na maioria das vezes, as pessoas não tem o acesso facilitado. Defendo a realização de ações direcionadas às práticas esportivas, não só por ser um profissional formado na área, mas também por entender que tais atividades proporcionam mais cidadania e, consequentemente melhores condições, até mesmo de saúde”, destaca Fábio Abreu.  

Essa é a quinta competição de futebol organizada pela Fundação Dom Quixote, que também já realizou a edição do Troféu Norte Nordeste de Atletismo junto com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), competições de ciclismos em Altos e Miguel Alves, entre outras ações desenvolvidas em diversas cidades do Estado.

Fundação Quixote
A Fundação Quixote é uma entidade sem fins lucrativos com sede em Teresina e atuação no Estado do Piauí. A iniciativa surgiu em 2005 e foi criada, entre outros, pelos professores Cineas Santos e Luiz Romero. Ao longo dos anos tem firmado grandes parcerias com a UFPI, Sebrae, APL, e diversas entidades nos mais diversos segmentos que envolvem arte, educação, cultura, esporte, ação social e promoção da cidadania Realiza entre outros projetos o do Salão do Livro do Piauí - SaLiPi - e suas edições regionais como o SaLiPa (em Parnaíba), o SaLiBom (em Bom Jesus), o SaLiVa (em Valença do Piauí), o SaLiPicos (em Picos). A entidade é responsável ainda pelos projetos de lançamentos de livros, espetáculos musicais, de dança, teatro, e promoção de cursos.

Dê sua opinião:

Tópicos