A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou 4.881 testes Covid, sendo 594 positivos com percentual de 12% em relação ao total de testes realizados, em uma semana (3 a 8 de janeiro), em quatro centros de testagem.

Foto: Divulgação

Desde esta segunda-feira (10) mais um centro de testagem está funcionando para atender a população de Teresina que apresenta sintomas gripais. No total são cinco centros em todas as zonas da cidade funcionando das 8h à 17h.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explica que os centros de testagem funcionam para agilizar o fluxo do atendimento da rede pública de saúde de Teresina. “A pessoa que tem febre, dor de cabeça, dor no corpo, falta de apetite, escorrendo o nariz, então ela tem uma síndrome gripal e pode procurar um dos cinco centros de testagem para confirmar ou descartar a possibilidade da Covid. O resultado é informado alguns minutos depois e se for positivo é recomendado procurar umas da seis UBS gripais”, orienta. “Quando o resultado é negativo para a Covid e a pessoa tem sintomas gripais ela deve procurar atendimento médico  em qualquer UBS”, explica Gilberto.

O presidente reforça que a população deve tomar os cuidados preventivos. “Uso de máscara facial, lavagem das mãos, limpeza com álcool em gel e evitar aglomerações. Assim podemos evitar não só a Covid como outras viroses que estão aparecendo com mais frequência, como a gripe”, diz o presidente.


Dê sua opinião:

Tópicos