A pesquisa de intenção de voto divulgada na última segunda-feira (15/11), feita pelo Instituto Merita, onde o advogado Raimundo Júnior aparece em primeiro lugar na eleição da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí (OAB-PI), não possui registros em órgãos competentes. De acordo com dados da Receita Federal, o instituto não tem autorização para funcionar e realizar pesquisas.

O Instituto recebe o nome empresarial ‘Merita comércio e serviços LTDA’ e possui CNPJ 09116552/0001-34. O site da Receita Federal revela através da emissão do comprovante de inscrição e de situação cadastral que a empresa está ‘inapta’ a funcionar por omitir o envio de declarações aos órgãos responsáveis.

Sem a regularização na documentação, a empresa está impedida legalmente de continuar atuando no mercado. O envio de declarações é uma obrigatoriedade exigida pela Receita Federal para que a fiscalização contábil e fiscal possa ser executada.

PESQUISA SEM REGISTRO COLOCA RAIMUNDO JR EM PRIMEIRO LUGAR

A pesquisa que não foi registrada afirma que Raimundo Júnior tem 34% das intenções de voto e que o atual presidente da Ordem, Celso Barros Neto e a chapa 03, estão na segunda colocação com 28%. Fato questionado por inúmeros institutos como Opinar, Pontuar e Atualizar, que elaboraram pesquisas registradas, e revelam a liderança isolada de Barros na disputa.

Nas redes sociais, a chapa 01 de Raimundo Júnior e Naiara Moraes comemora uma suposta “virada”. Mas, não é isso que dizem os números de institutos de pesquisa que funcionam dentro da legalidade.

INSTITUTO OPINAR MOSTRA LIDERANÇA DA CHAPA 03

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Opinar revela a preferência da advocacia piauiense pela chapa 03 de Celso Barros Neto. O levantamento foi feito entre os dias 03 e 05 de novembro e traz Barros com 37,6% das intenções de voto na estimulada, liderando a disputa.

O segundo colocado, advogado Raimundo Júnior, aparece com apenas 28,9 % dos votos, com quase nove pontos percentuais atrás do advogado Celso Barros.

INSTITUTO ATUALIZAR  E PONTUAR APONTAM FAVORITISMO DE CELSO BARROS

Segundo os números do Instituto Pontuar, a chapa de 03 de Barros lidera com 36,4 %, na estimulada. De acordo com o Atualizar, a vantagem é ainda maior e chega aos 37,6% das intenções de voto.

Desde o início do pleito, os institutos de pesquisa trazem a chapa 03 como favorita na disputa pela presidência da OAB-PI. A contratação e divulgação de institutos de pesquisa irregulares podem trazer danos a todo o processo eleitoral, além de confundir a visão do eleitorado com dados e números sem credibilidade.

Confira:

 

Foto: Cartão CNPJ do Instituto.

Dê sua opinião:

Tópicos